• Sidha Moitinho

A CULPA NÃO É SUA




Profissionais especialistas em abuso sexual na infância e adolescência falam o quanto é doloroso e nefasto os problemas consequentes do abuso sexual e da violência sofridos nesta época da vida. Crianças e adolescentes que passam por isso, tornam-se tristes, desanimados, sonolentos, com medo dos adultos, em especial das pessoas do mesmo sexo do abusador, tendência a fugir de casa, começam a atividade sexual muito cedo, se masturbam incontrolavelmente. desenvolvem manias, tiques, incontinência fecal ou emissão involuntária de urina. Falta de amor próprio, baixo autoestima. Muitas dessas consequências são levadas para a vida adulta.

Quando adultas estas crianças podem se tornar permissivas, por não conseguirem dizer não. Não se trata de safadeza, falta de moral, mas falta de autoconhecimento, de amor próprio, consciência do auto valor. São vítimas involuntariamente e permanentes.

"Define-se abuso ou violência sexual na infância e adolescência como a situação em que a criança, ou o adolescente, é usada para satisfação sexual de um adulto ou adolescente mais velho, (responsável por ela ou que possua algum vínculo familiar ou de relacionamento, atual ou anterior), incluindo desde a prática de carícias, manipulação de genitália, mama ou ânus, exploração sexual, voyeurismo, pornografia, exibicionismo, até o ato sexual, com ou sem penetração, sendo a violência sempre presumida em menores de 14 anos" (adaptado de ABRAPIA, 1997)

Se você sofreu na sua infância ou adolescência, abuso sexual ou violência, A CULPA NÃO É SUA ! Não se julgue mais! Não se torture mais! Você era uma vítima indefesa e, NÃO a responsável pelos atos perversos que praticaram contra você.

Um grande número de crianças e adolescentes crescem maltratados com pensamentos destrutivos por causa da culpa que pesa sobre eles. Não importa como a vida fluiu depois... eles continuam acorrentadas ao passado.

Talvez você sofra de baixo autoestima, não enxerga seu auto valor, se deixando ser manipulada, e abusada na sua vida adulta e, nem ao menos sabe o porquê. Chegou a hora de tomar consciência de que cresceu e não é, mais aquela criança vulnerável. Toda essa negatividade foi impressa e programada no seu sistema inconsciente. Quero que saiba: nada do que APRENDERMOS a SER, é de fato, QUEM somos. PODEMOS nos reprogramar e nos tornar a Pessoa que nascemos para SER e queremos SER.

Você não precisa, mais viver, presa a nenhum tipo de vergonha e dor, busque ajuda profissional e ou espiritual. Definitivamente a CULPA NÃO É SUA. Você pode se livrar de toda essa tortura emocional que paralisou a a sua vida até aqui. Muitas igrejas evangélicas e ONGS, oferecem atendimento gratuito com psicólogos.

Existe dentro de você um ser humano completo, uma MULHER MARAVILHOSA, que é muito diferente de um mulher maravilha, pois tem dores e um passado para deixar para trás, mas que pode ainda viver uma vida plena mesmo tendo as marcas de abusos e ou de violência. Não se julgue mais diante do espelho, veja a mulher linda que se tornou. Você sobreviveu as noites escuras e está liberta do seu opressor. Você é a grande heroína da sua própria história e JESUS é teu SALVADOR.

Busque o autoconhecimento, existe mil e uma maneiras de fazer este caminho para SEU EU interior. Saiba que jamais perdeu seu valor, seu brilho, sua cor. Você é maravilhosa exatamente como você está agora, tudo que precisa e amar a si mesma e olhar para você mesma com admiração, amor e respeito... esse é o primeiro passo para seu autoconhecimento. Paz seja contigo!





28 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2020 Mulher Papo e Café