top of page
  • Sidha Moitinho

A IMPORTÂNCIA DE CRIAR BEM OS FILHOS



Em tempos distantes, quando se olhava para os filhos alheios que davam trabalho por serem cabeça oca ou irresponsáveis, logo era reconhecida a FALTA da responsabilidade dos próprios pais. Os mais antigos diziam, especialmente os nordestinos:

“ Fulano, criou o filho feito Deus criou batatas. ”

O significado de criar filhos como Deus criou batatas é simples e, não tem a intenção de denegrir a paternidade divina, mas mostrar que as batatas, após plantadas, debaixo da terra, crescem por si só, sem necessidade de cuidados e atenção, mas que isso, não funciona para criar gente.... É uma metáfora genial, que revela de forma singela e divertida, a importância dos pais agirem como autoridades, na vida dos filhos. As crianças precisam ser ensinadas primeiramente a respeitar os pais, para crescerem com princípios e valores em relação as autoridades e respeito a vida em sociedade. Os pais que não se dão ao trabalho de criar os filhos com disciplina, limites, respeito próprio e ao próximo, temor a Deus... Terão trabalho dobrado com seus adolescentes rebeldes e seus jovens desajustados. Muitos deles se tornarão adultos terríveis.

Disciplinar e repreender seu filho não o ama; quem o ama de fato não hesita em corrigi-lo. ” Provérbios 12:24

Vale dizer que as batatas não têm sentimentos, não possuem livre arbítrio e, nem vontade própria, enquanto, os seres humanos têm tudo isso e, ainda uma natureza pecaminosa desde que nascem, por isso, durante seu desenvolvimento devem ser monitorados, ensinados, disciplinados, educados pelos pais para serem boas pessoas e bem-sucedidos na vida. A palavra de Deus precisa ganhar valor e importância dentro das famílias para a criação dos filhos. “Quem se nega a disciplinar e repreender seu filho não o ama; quem o ama de fato não hesita em corrigi-lo. ” Provérbios 12:24 O primeiro mandamento com promessa, ordena que os filhos honrem os pais. Mas como honrarão se não forem ensinados?

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page