top of page
  • Sidha Moitinho

SEIS CHAVES PARA ABRIR AS PORTAS DA SUA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Atualizado: 1 de set. de 2020



O mundo mudou e, a vida pede o desenvolvimento da nossa inteligência emocional. Os aspectos subjetivos do nosso comportamento estão sendo cada vez mais importantes em nossos relacionamentos interpessoais... geralmente, quando se pensa em desenvolvimento de inteligência emocional, os olhares se voltam para as para as relações de trabalho, as empresas que estão cada vez mais preocupadas com o melhor desempenho e produtividade dos funcionários. Mas isso não é toda a verdade!

A medida que aperfeiçoamos nossa inteligência emocional e compreendemos sua força para nosso bem estar e o bem estar do outro, nunca mais seremos os mesmos, cometendo erros por falta de capacitação emocional.

É preciso compreender claramente os próprios sentimentos e os dos outros a fim de conseguir agir com equilíbrio emocional. Os benefícios do desenvolvimento da inteligência emocional são reais para todas as áreas da vida.

Como controlar sua inteligência emocional em momentos dramáticos, desafiadores ou fora do seu controle?

Ter autoconhecimento, saber previamente através da observação como é seu comportamento sob pressão, estresse, medo, perdas, rejeição...


Chave 1. Controle do comportamento

A emoção trabalha em nós como uma sirene e, por muitas vezes agimos impulsivamente, com atitudes e ou comportamentos involuntárias. As reações podem desencadeiar resultados desproporcionais ou desnecessários que podem fazer uma vida inteira desmoronar. É possível controlar o comportamento reativo a partir da autoconsciência do próprio comportamento.

Chave 2. Não se deixe dominar por emoções tóxicas

As emoções tóxicas, são todas aquelas emoções carregadas de negatividade, junto com pensamentos e sentimentos que inferiorizam, paralisam, trazem inveja, fortalece as frustrações, podem te molestar emocionalmente e reduzir a visão de futuro, apagar a percepção do macro, impedindo de ver a solução entre as possibilidades...

Se sua visão estiver de acordo com o desenvolvimento da sua inteligência emocional, você aprenderá a ter uma visão otimista da vida como um todo em meios a situações inesperadas ou problemas.

Chave 3. O valor real da empatia

A empatia é uma competência chave, nos relacionamentos familiares, amorosos, entre amigos, na convivência com as pessoas do trabalho e até com aquelas pessoas que vamos encontrar vida a fora... É saudável e, indispensável nos colocamos no lugar do outro para entender o outro. A sensibilidade quanto ao outro, otimizar o outro fazendo-se se sentir respeitado e importante, estender a mão para ajudar... Ser preparado para ter ações claras em relação ao próximo, é um modo de dizer: eu me importo com você, estou aqui, conte comigo...

Chave 4. Controle seu pensamento

Pensamentos negativos trazem ansiedade, dúvidas, sofrimentos por antecipação, prejudicam sua fé e confiança em Deus. Você pode recorrer a um recurso mental, como um tipo de exercício, que é, falar diretamente com seu pensamento da seguinte forma: “Oi pensamento. Obrigada pensamento. Tchau pensamento. ” Outra frase para controlar a mente: “ Eu não sou o que eu penso e, nem tudo que eu penso, é, verdade. ” Repita estes diálogos quantas vezes os pensamentos negativos se apresentarem. Com tempo você estará livre, não é mágico, é um exercício que te conduz ao controle do pensamento.

Chave 5. Autoconfiança e autoestima

É importante o desenvolvimento da a autoconfiança e da autoestima. A auto sabotagem na maioria das vezes é originaria da falta da autoconfiança e da baixo autoestima que é a visão negativa acerca do seu próprio eu e, do seu potencial. As crenças limitantes e de não merecimento vem no pacote.

Chave 6 . Busque novos aprendizados para seu autoconhecimento

A bíblia está recheada da Palavra divinamente inspirada que tem O poder de Deus para renovar sua mente, uma ótima dica, é a leitura diária do livro de provérbios, onde temas da nossa vida diária estão presentes nos 31 versículos, um para cada dia do mês. Precisamos também desenvolver nossa inteligência espiritual que também nos proporciona o desenvolvimento eficaz da nossa inteligência emocional.

Faças cursos na área da inteligência emocional, leia sobre o assunto, faça se necessário terapia e sessões de coaching integral sistémico.


JESUS TE AMA!


Nos siga no Instagram @mulherapoecafe e Coluna Sidha Moitinho No: www.blogdoandros.com


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page