top of page
  • falamoitinho

DEPENDÊNCIA AFETIVA OU EMOCIONAL

PARTE I


Por Dra. Claudeny Spinelli





Entender a dependência emocional é algo muito importante, vivemos a cultura da romantização do amor dependente. Quem nunca assistiu a um filme romântico recheado de frases como estas carregadas de amor e paixão? — Não consigo viver sem você! — O que será de mim sem você? —você é a minha vida! — Minha vida não faz sentido sem você! —Preciso de você para respirar!


Essas declarações de "amor são romanticamente intensas." Dentro de algumas relações a dependência do outro é tida como verdadeira e natural.

A princípio o apego com uma certa "dependência" dentro das relações é muito natural e, muitas vezes seguro e, até mesmo saudável. Porém os apegos inseguros, ansiosos, disfuncionais, “evitativos” deixam ser normais para serem disfuncionais. O apego é uma forma natural de vínculo entre os seres humanos, isso é o esperado, mas quando ficam exagerados é sinal de que esse sentimento saiu do controle e a pessoa precisa ser tratada o quanto antes.


A dependência emocional é sobre a dificuldade da pessoa não abrir mão de uma relação ainda que essa nociva.

O dependente afetivo não saber lidar com o próprio abandono, por algumas crenças distorcidas sobre a verdade do seu sentimento. É muito difícil o afastamento para o coo dependente emocional. É muito difícil romper o laço, é como se coo dependente fosse um viciado que se sente desconfortável ´para deixar a droga independente de sua vontade.


A terapia auxilia no autocontrole do coo dependente emocional, ajudando-o a vencer a urgência dessa necessidade do outro.

Na coo dependência a prioridade é buscar a compreensão predominante sobre aquilo que mais faz mal na sua relação tóxica do que o bem. É importante também buscar os recursos terapêuticos para abrir mão dessa necessidade imediata do outro, o benefício que vai acontecer, será melhor a médio ou em longo prazo.


O amor é pra ser feliz, correspondido. Qualquer coisa que te faça sofrer não faz parte de uma relação saudável.

As pessoas precisam entender que o amor não é o único elemento importante dentro de qualquer relação. Ele é sem sombra de dúvida essencial para que avancemos numa qualidade de vida prazerosa, mas existem outras dinâmicas tanto em volta do amor como da ´própria relação amorosa.


O amor é o ponto de partida para que possamos analisar o resto do que faz sentido dentro de uma relação sem ou com toxicidades, mas é fundamental experimentarmos outros aspectos em uma relação: respeito, atenção, comunicação, compreensão, parceria, admiração, humor, ideologias, interesses, objetivos entre outros.


Se gostou da matéria compartilhe, deixe seu coraçãozinho de gostei. Ajude Mulher Papo e Café a tocar e inspirar mais vida. Gratidão.

177 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2件のコメント


Embaixador da Paz Matos, Fernando
Embaixador da Paz Matos, Fernando
2022年1月20日

Somos carentes ou buscarmos em outras pessoas um Amor que já existe em nós mas não amadureceu? Parabéns Nobre Irmã das Letras pelo texto, lindo.

いいね!
不明なメンバー
2023年3月20日
返信先

Obrigada e nossa gratidão prezado Fernando. Examente, precisamos amadurecer nosso auto amor. Seu comentário é muito importante. Continue conosco!

いいね!
bottom of page