top of page
  • Sidha Moitinho

DEUS É O CULPADO PELO SOFRIMENTO HUMANO?

Atualizado: 23 de abr. de 2021

PARTE II

Deus criou o mundo perfeito! Deu ao homem a oportunidade de viver a vida perfeita, contudo nosso Criador decidiu que deveríamos ter capacidade para fazer nossas escolhas, nem aos anjos o Senhor negou o direito do livre arbítrio. Será que é por causa da liberdade de escolha que muitos culpam a Deus pelas coisas terríveis deste mundo?

O que fez o homem com o poder de escolher? PREFERIU conhecer o bem e o mal no lugar de continuar com a vida perfeita.

Gênesis 3:3-5 Mas do fruto da árvore que está no centro do jardim, Deus disse: ‘Dele não comereis, nele não tocareis, para que não morrais! A serpente então alegou à mulher: “Com toda a certeza não morrereis! Ora, Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e vós, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal!”…

Tudo que experimentamos nesta terra que nos causa tristeza, desespero, dor... medo... nasceram do mal que Adão e Eva escolheram conhecer segundo o que o diabo havia dito. Não foi Deus quem lhes falou sobre o poder do bem e do mal, foi o diabo. Deus alertou que morreriam... Que Não viveriam mais para sempre no corpo mortal. O diabo tem capacidade de dizer que o mal pode ser bem... E que o bem, é o mal.

Gênesis 3:6,7 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

Desde o momento em que o casal paradisíaco usou as folhas da figueira para cobrir sua nudez, estava clara, a presunção de que o homem já acreditava que poderia salvar a si mesmo. Aquela nudez percebida por Adão e Eva é bem mais do que se verem pelados no paraíso. Eles haviam perdido a conexão direta com Seu Criador, o medo e a culpa estavam agindo em seus corações. O olhar da inocência fora subsistido por um olhar mal...

ENTENDEU? :(

O Criador não agirá nunca... contra Si mesmo, desfazendo sua natureza pura, desordenando as leis espirituais a bel prazer da humanidade. As leis divinas não são como nossa constituição cheia de remendos, denominadas emendas constitucionais. As Leis divinas são eternas e imutáveis como eterno e imutável é o nosso Deus...

Deus avisou, não avisou? Deus aconselhou, não aconselhou? Deus deu possibilidades de escolhas, não deu? Aonde está a culpa de Deus? Quem planta jiló não colherá suculentos morangos.

Paulinho, meu filho, no inicio da pré-adolescência, de repente não queria mais que eu fosse pegá-lo na escola. Concordei. Mas resolvi que iria segui-lo de longe para ver como ele se sairia, se o caminho era seguro para ele. Até hoje ele não sabe disso, em nenhum momento ele percebeu que eu estava a poucos metros dele. Assim é Deus com a humanidade, Ele está próximo, mas respeitando o limite que as pessoas lhes impõe, porém Sempre pronto para acudir. Mas quem disse que todos clamam por ele?

João 6:37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

Nunca meça a intimidade de uma pessoa com Deus por sua aparência de boazinha, de fala bonita acerca das "coisas espirituais." Não use o exemplo de ninguém para culpar a Deus sobre o que aconteceu de mal. Deus vê as intenções do coração. Não esqueça da LEI da semeadura e da colheita.

O mundo dentro da realidade espiritual representa o modo como as pessoas vivem, pensam, sentem, expressam, agem, se comportam, acreditam, escolhem e decidem permanecer longe do Eterno CRIADOR, em desobediência a VONTADE DE DEUS QUE É BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA. Quem Culpa a Deus, longe de Deus está!

Ainda existe esperança?

Hebreus 10:19-22: Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e os nossos corpos lavados com água pura.

Nunca foi da vontade de Deus trazer o mal para nossas vidas. O Homem desobedeceu, escolheu, caiu, pecou e atraiu o mal para si... CONHECER O MAL TROUXE CONSEQUÊNCIAS: MORTE, MALDIÇÕES, DOENÇAS, CATÁSTROFES, FOME... E TUDO MAIS QUE QUE TRÁS CHORO, GEMIDO E DOR. Cristo já fez sua obra de redenção na cruz, contudo só é real para quem crer e recebe.


Tiago 1: 13-14 Entretanto, ninguém ao ser tentado deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Ora, Deus não pode ser tentado pelo mal, e a nenhuma pessoa tenta. Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado. …


148 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page