top of page
  • falamoitinho

ENTREVISTA

A ESCRITORA CEARENSE SOCORRO AGUIAR É PURA INSPIRAÇÃO

Maria do Socorro Aguiar, é iluminada e muito gentil, ela nos aconchega em seu abraço, trás em seu rosto um sorriso amoroso, e nos faz sentir acolhidos. Ela é divertida e graciosa como uma linda flor que a gente quer levar no coração para a vida inteira e ao mesmo tempo brava guerreira, um ótimo exemplo para modelar. Em sua entrevista para o MULHER PAPO E CAFÉ, a escritora começa assim, como que angelicalmente a nos dizer:

Sou Mulher Evidência: Semeadora da Graça!!! Professora e Escritora; Membro da Academia Aracatiense de Letras; Membro da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ – Comissão PE; Membro do Instituto Pernambucano de Bioética e Biodireito; Membro do Conselho Superior da FICR do Grupo UBEC.

Socorro complementa alegremente: —Sou Cearense, de Aracati, pernambucana de coração! Filha do Comerciante Francisco Alves, (in memoriam) e de Nicácia Pereira (in memoriam). Sou a terceira filha de cinco irmãos. Casada com o Escritor pernambucano Fernando Jorge de Araújo Aguiar.


A escritora fala com imenso amor de como foi bom crescer em um lar caridoso, voltado para o espiritual: Cresci num ambiente profundamente religioso, herdei dos meus pais o verdadeiro sentido da caridade. Minha mãe dedicou-se, durante 40 anos, à Associação São Vicente de Paula, como Senhora da Caridade.

Socorro Aguiar relembra com carinho como seus pais eram generosos, o que fez dela este ser iluminado e afetuoso.

Meus pais acolhiam, durante o ano letivo, muitos afilhados e filhos de amigos, de alguns distritos do Aracati, os quais desejavam estudar, mas não tinham lugar para ficar. Em Aracati, estudei nos Colégios das Irmãs Salesianas e Irmãos Maristas, espaços educativos de múltiplos conhecimentos, dos quais aprendi a “Divina Arte do Planejamento”, falo do “Projeto de Vida. ” Foram nesses Espaços Educativos de aprendizagens, que descobri o Projeto de vida como ponte que permite, levar o ser humano do “Ser” para o “Querer Ser”. E como toda ponte, por sua extensão, foi primordial a minha família, como base sustentável.

Essa cearense com um coração pernambucano, é uma escritora pulsante e de grandes ideias literárias. È motivador ouvi-la contar como foi que uma cearense veio para em Pernambuco.

Impulsionada pelo Sonho, cheguei à Veneza Brasileira, ainda com as “Luzes do Natal”,em dezembro de 1977, após concluir o Curso Técnico em Contabilidade. E assim, estava escrito. Vim destinada a colocar minha alma em tudo que me proponho a fazer!!!

De repente me dei conta que o dia seguinte havia chegado, e com ele a travessia. Mergulhei nas Graduações: Sou Graduada em Letras Port./Francês, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Maceió, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Religioso pela Universidade Católica de PE. Possuo Formação Teológica, com Especialização em Metodologia Catequética e Sagrada Escritura, pelo Instituto Teológico Pio XI São Paulo (Filiado à Faculdade Teológica da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma).

Realmente é empolgante ouvir Socorro Aguiar contar sua trajetória de vida até aqui, certamente, essa Mulher Evidência, "semeadora de generosidade" tem muito para ainda viver e muito mais para fazer, e não temos como negar, ela é uma formiguinha determinada.

Marcadamente iniciei a docência em 1980, na Congregação das Damas da Instrução Cristã. Na mesma Instituição, atuei como Coordenadora Pedagógica, e Assessora de Pastoral Social, Juvenil e Catequética. Na Instituição Salesiana, atuei como docente, Coordenadora de Projetos Sociais, Coordenadora da Área do Ensino Religioso, Coordenadora de Pastoral e Coordenadora de Gestão de Projetos Pedagógicos. Na Instituição Marista, Província Marista Brasil Norte, fui membro da Pastoral Social. Na mesma Instituição, Colégio Marista São Luís, atuei como docente, Coordenei a Área Social com o Projeto: “SÃO LUÍS SOLIDÁRIO”, tendo como foco o Protagonismo da Solidariedade, promovendo “Ações Educativas” articuladas com 15 Instituições da Cidade do Recife que trabalham com crianças, adolescentes, jovens e idosos em situações socialmente desfavorecidos.


Diante dos desafios do mundo contemporâneo, focar na magnitude que é o Projeto de Vida, fez toda diferença! Em 2017, mais um sonho a ser realizado! Iniciei o Curso de Direito na Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife, FICR, do Grupo UBEC. Vem sendo um divisor de águas em minha vida! Quando há planejamento, a vitória é garantida! A Vitória a qual me refiro é aquela que buscamos diariamente, é aquela que nos impulsiona para prosseguir a jornada, de uma vida comprometida com a “Semeadura da Graça”.

Terminamos com gratidão nossa entrevista com a escritora Maria do Soro Aguiar, um exemplo de ser humano, uma mulher incrível, congratulada MULHER EVIDENCIA 2022 pela jornalista Claudia Montes, idealizadora da Lei Dia Estadual da Mulher Evidencia em Pernambuco.

Socorro Aguiar cita para nossa reflexão uma frase maravilhosa de Dom Helder Câmara.

"É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca."


Obras de Socorro Aguiar















Se gostou dessa maravilhosa entrevista com a inspiradora Socorro Aguiar, uma nordestina arretada! Compartilhe, deixe seu coraçãozinho de gostei. Gratidão! Deus te abençoe! Jesus te ama!

123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page