top of page
  • falamoitinho

FOFOCAR É PECADO OU DIVERSÃO?

Atualizado: 25 de ago. de 2021


Vamos ser sinceros, em alguns momentos das nossas vidas, todos nós fazemos uma fofoquinha, ou seja, falamos coisas uns dos outros. O problema é quando uma pessoa vive para falar mal das pessoas.

O fofoqueiro patológico tem o prazer em destruir a reputação do seu próximo, trazendo, à luz, segredos e informações.

Quando as informações não vêm até ele por outro fofoqueiro, ele faz de tudo para bisbilhotar a vida alheia com objetivo de jogar tudo ao vento.

O fofoqueiro extrapola todos os limites do direito à privacidade. O mexeriqueiro é uma pessoa maldosa e traiçoeira, acredito que também tenha inveja no seu coração.

Tem fofoqueiro que para profissional só falta o crachá.

A fofoca é sem vergonha até na pronúncia da palavra, que soa fofinho, redondinho, meio macio, tipo reconfortante, como que para aliviar o mal que ela causa às vidas que são destruídas por ela... Não se sabe ao certo a origem da palavra, alguns acreditam que seja de um dialeto africano.

A frase a seguir é atribuída por alguns ao psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856-1939),


"Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo."

Esta frase diz-nos que quando estamos falando mal do outro tem muito de nós naquilo que estamos fofocando.

O fofoqueiro deixa de se ocupar com sua vida para tratar de publicar as histórias da vida dos outros, geralmente, desmerecendo a outra pessoa enquanto tenta se mostrar superior às fraquezas das suas vítimas.

A pessoa fofoqueira sabe da vida de todo mundo e pouco se sabe da vida deles.

Cuidado com as pessoas que gostam de alimentar suas lágrimas, de passar Merthiolate em suas feridas... O fofoqueiro gosta de dar atenção, demonstrar um falso interesse a tudo que diz respeito a você.

Pessoas mal intencionadas geralmente são doces e afetuosas, é difícil escapar do seu encantamento. Ele usa a confiança para descobri os segredos, entrar na privacidade das pessoas e depois espalhar suas informações.

Sabe, também, aquela pessoinha que você ama de paixão, mas o tempo todo o assunto dela é falar mal dos outros? cuidado! Fica esperto! Esperta! Na sua ausência, ela também promove a sua vida e, se ainda não fez, vai fazer assim que tiver seu dossiê completo.


Nós temos de vigiar nossa própria língua para não cometermos o pecado da fofoca. Em todas as culturas, somos semelhantes, temos interesse pela vida alheia, mas se a pessoa extrapola a linha da curiosidade e, as vezes, até de um desabafo, para passar e espalhar informações sobre outras pessoas, sabendo que isso vai acabar com elas social e moralmente, estamos diante de é um fofoqueiro habitual, que ao meu ver, é um vício que a pessoa precisa tomar consciência e pedir ajuda, primeiro a Deus e, se for preciso, recorrer, também, a um psicólogo para descobrir a origem do prazer em detonar com a vida dos outros fazendo fofoca.

A palavra de Deus já nos fala quão difícil é controlar nossa língua. Palavras proferidas com má intenção têm o potencial gigantesco de destruição. A pessoa fofoqueira pode acabar com amizades, casamentos, até causar males maiores como a morte de alguém.

A Fofoca é pecado, mesmo que a coisa dita seja verdade. Deus não se agrada da alma fofoqueira. Provérbios 16:28:

O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito.

Um autor antigo escreveu:

"Falar mal de alguém ou espalhar boatos... é como você pegar um travesseiro de penas e rasgá-lo sobre um lugar alto, o vento levará as penas para lugares distantes e, depois de espalhadas as penas, por mais que você se arrependa e tente voltar atrás para pegá-las de volta, nunca recuperará todas elas, estão espalhadas em muitas direções."

Alguns versículos para você compreender melhor o poder das palavras e o perigo da fofoca:


Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!

Ninguém faça declarações falsas nem seja cúmplice do ímpio, sendo-lhe testemunha mal-intencionada.

Quem muito fala trai a confidência,

mas quem merece confiança

guarda o segredo.


Se você gostou do que leu, compartilhe :). Ajude Mulher Papo e Café a alcançar outras pessoas que precisam também ser tocadas. Não esquece de deixar seu gostei e seu comentário. Nosso abraço carinhoso. Gratidão.

Não assistiu Ventania? Aproveita para assistir :) .Uma linda história de dor e superação.



32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page