top of page
  • Sidha Moitinho

EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE FÉ?

Atualizado: 12 de fev. de 2021


Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6

As pessoas no mundo são plurais e ao mesmo tempo singulares com histórias de vidas únicas, por isso a fé também se manifesta de maneiras diferentes para cada pessoa. A fé é uma experiência individual, mas a fé também, é... contagiante... Não importa como você pensa sua fé, você pode influenciar pessoas a te modelarem, levando-as a crer no que você acredita... Já parou para pensar no quanto pesaria esta responsabilidade de influenciar pessoas a viverem a fé como você a professa?

No mundo existem também vários tipos de crenças e essas crenças partem das nossas vivências. Nossos aprendizados, experiências, expectativas ou frustrações podem dirigir nosso estilo de pensar e viver a fé. Mesmo o ateu que garante que Deus não existe... acredita no que diz e tem fé em si mesmo... de forma contrária aos que creem que Deus existe.... Não existe pessoa sem fé ou sem crenças... Mesmo que alguém acredite negativamente sobre algo ou deixe de acreditar, não tem como escapar, todos nós acreditamos e temos algum tipo de fé em alguma coisa...

Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. 2Coríntios 5:7

Outra coisa interessante para refletir sobre fé: -Acreditar em algo é diferente de ter fé em Deus, por exemplo, uma pessoa pode acreditar em Deus e não ter fé para alcançar um milagre, uma cura, sua salvação eterna... Quando olhamos para a Palavra de Deus precisamos entender que a fé é algo maior do que nossas crenças pessoais, tradições familiares ou religiosas. A fé que nos liga a Deus é um dom divino que podemos receber ao abri nosso coração para esta verdade. " A fé não é uma fórmula, é um espírito." (Pr.Joseph Prince).

A forma como você vê o mundo, se conecta com o Criador, enxerga a si mesma e aos outros e ainda como compreende a realidade e a espiritualidade é o solo fértil no qual você alicerça suas crenças, muitas vezes confundindo isso com fé... bem longe do que a Bíblia declara ser a fé que te põe de joelhos diante do Eterno Deus. Confundimos nossos achismos com fé e da mesma forma misturamos crendices com fé...

Do modo como as pessoas pensam sua fé, elas veem a Deus ou simplesmente não O veem. O apostolo Paulo tinha uma fé cega antes de ter uma experiência com Cristo. Embora ele acreditasse do fundo do coração que estava agradando a Deus. Já se perguntou alguma vez se sua fé agrada a Deus? Melhor perguntar direto para Ele... A Bíblia pode te responder sem deixar dúvidas.

Santo Agostinho é um dos filósofos cristãos que contribuíram para a visão do cristianismo dos nossos dias. Ele se destaca pelas ideias como conceitos da criação do mundo, pecado original, ressurreição, juízo final, a trindade Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Como filósofo, escritor e bispo levantou questões como a relação entre a razão e a fé. Desde Aristóteles, Santo Agostinho é considerado o maior filósofo e teólogo do cristianismo. Ele nasceu em 354, próximo a Hipona, vivenciou os períodos históricos: o fim da antiguidade clássica, o rompimento do império romano. Antes da sua conversão Agostinho era maniqueísta, acreditava que o governo do mundo se dava pelas “forças” do bem e do mal, baseado na concepção platônica. O sermão do bispo de Milão Santo Ambrósio tocou seu coração, vindo depois a batizá-lo, ele também influenciou nos escritos de Agostinho. O pensamento de Santo Agostinho influenciou Martinho Lutero na Reforma Protestante.

Sidarta Gautama, nasceu na região do Himalaia (Índia) por volta de 563 a.C. a 483 AC. Até os 29 anos, Sidarta vivia em um mundo mágico. Sua família que era muito rica lhe proporcionava uma vida de muito luxo longe da realidade dos demais mortais. Quando Sidarta Gautama viu a miséria da grande parte da população e o sofrimento humano, decidiu mudar de vida, deixou para trás o conforto do palácio, a esposa e a família em busca de explicações e respostas para o sofrimento humano. Segundo a história ele meditou até alcançar iluminação e desde então passou a divulgar seus ensinamentos. O princípio básico dos ensinos de Buda é a anulação dos desejos materiais, para ele isso poria fim no sofrimento. Segundo Buda devemos desenvolver ações e pensamentos positivos. Dentro da filosofia oriental, ele é um dos principais. (www.suapesquisa.com)

Amit Goswami, é filho de um guru hindu, Físico e doutor em Física Quântica pela universidade de Calcutá na Índia. Foi professor no Departamento de Física da Universidade de Oregon nos Estados Unidos. Amit também dedicou sua vida ao estudo da parapsicologia, defendendo que este campo é uma representação da intersecção entre ciência de consciência. Ele é conhecido como defensor da substituição do materialismo pela consciência. "Amit Goswami é uma referência mundial para quem busca uma ligação entre a ciência e a espiritualidade." Não é aceito pelos cientistas materialistas, teólogos cristãos e filósofos ocidentais. Amit tem artigos publicados em revistas de medicina, economia e psicologia. Alguns dos seus livros vendidos no Brasil: "A Física da Alma", "Criatividade para o Século 21" e "O Ativista Quântico," "Quantum Mechanics."

/pt.wikipedia.org/wiki/Amit

QUANTO A JESUS CRISTO?

AH! Jesus... Falar dele, é sobrenatural, é senti o AMOR de Deus dando voltas dentro da nossa alma... Mas essa fé não está em todos... Mas todos podem vivê-la se assim decidirem...

Não desprezamos as experiências dos pensadores, a importância da ciência, ao contrário, mas é sábio ter consciência de que nenhum outro pensador ou descoberta científica deu esperança de vida eterna e se encontrou na condição de salvar a humanidade para a vida além... Somente Jesus foi capaz de enfrentar a cruz e vencer a morte. Ainda hoje Cristo continua salvando, libertando, curando, realizando milagres, transformando pessoas que a sociedade muitas vezes julga sem conserto. Eu mesma testemunho milagres em minha vida e transformação. Tema para outro artigo.

Só um tipo de fé nos leva a Deus, os outros tipos são experiências a nível pessoal, emocional, mental e natural, mesmo quando eleva nossa espirituosidade não tem efeito de libertar o homem do pecado e morte. Apesar de nos trazer certos ganhos para esta era, não introduzirá ninguém no Reino de Deus porque JESUS É A CHAVE QUE ABRE A PORTA DO SEU REINO, ELE também É A PORTA. No céu ninguém entrará pela porta dos fundos.

O apostolo apostolo Paulo disse: Mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Tessalonicenses 5:21.

Não devemos ficar presos a nossas experiências ao nível do "eu acho," "eu penso," "eu sinto," "eu vejo." Precisamos buscar conhecer a Deus pela Sua Palavra... E quando crermos no sobrenatural, devemos crer através da PALAVRA DE DEUS.

Se você deseja comunhão com o Deus verdadeiro e um dia herdar a vida eterna com ELE, necessita aceitar a Jesus como Seu Unido e Suficiente Salvador. NÃO porque eu digo! Eu não sou nada! Mas porque a Palavra de Deus revela... Para tanto, a primeira coisa que você precisa, é... ter a fé verdadeira na Palavra de Deus... Para que essa fé original apoiada na divindade do Eterno Deus possa prosperar em sua vida, frutificar em você e produzir os resultados transformadores no seu homem interior, isto é, ou frutos da sua salvação em Cristo Jesus- REDENÇÃO mediante a obra de Jesus na cruz

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." Romanos 10:17

Não basta apenas ler a Bíblia, você e eu precisamos ouvir a voz do Senhor em Sua Palavra. A Palavra de Deus precisa penetrar nossa alma, para gerar o ÚNICO TIPO DE FÉ QUE AGRADA A DEUS. O resto não leva o ser humano a sala do trono de Deus. Você pode acreditar em muitas coisas nesta vida, porém, para ver a glória de Deus e receber a salvação, basta apenas crer e receber a Jesus Senhor e Salvador como a Palavra revela e ordena. Não se preocupe! Deus nunca tirará seu livre arbítrio... Você pode continuar exatamente como estava quando começou a ler este artigo ou pode dar uma chance a si mesma (o) de conhecer a Deus segundo o que ELE diz ser a fé pela qual ELE SE REVELA AOS HOMENS.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente". Hebreus 11:1-3

Quando se tratar de FÉ em DEUS, não siga seu coração, SIGA A DIREÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR... Mesmo que no mundo exista manifestações diferente sobre a fé, somente a fé que VEM PELO OUVIR E O OUVIR DA PALAVRA DE DEUS revelará para você quem é JESUS SALVADOR. ELE É O CAMINHO PARA CHEGARMOS A DEUS.

Você pode espernear, me xingar, nunca mais querer saber de Mulher Papo e Café... Mas... não vai escapar de um dia ver a verdade... desejo que seja aqui na terra.

Depois que se acalmar, volte pra gente bater nosso papo e tomar nosso café. :) No frigir dos ovos, você tem que ter fé para concordar com este artigo. Jesus te ama e sua vida é preciosa para ELE.


Jeremias 17:9; “Enganoso é coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Mateus 15:19; “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” Salmo 51:10; “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.”

As fotos de Santo Agostinho, Buda, Amit Goswami e Jesus são reproduções da internet- Willian Sanches (terapeuta e escritor).


Sugestão do vídeo para fortalecer sua fé.



844 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page