• falamoitinho

IVO BONECO


Quem é Ivo Boneco?

Precisamos conhecer um pouco da história do Adailson Cesar para entendermos quem é IVO BONECO. A primeira vista, parece que Ivo é quem segura o Boneco, mas é o Adailson que está segurando o Ivo Boneco!

Adailson e Ivo lembram o personagem Veio Mangaba, criado pelo ator Walmir chagas, ícone da cultura e da arte pernambucana, que levou seu personagem a um nível tão grandioso que até hoje, o ator tem sua imagem associada ao Veio Mangaba que parece ter vida própria. O que prova que Adailson Cesar, alcançou grande êxito com seu Ivo Boneco, se misturando com ele.

Ivo Boneco foi criado por Adailson para dar voz a sua comunidade negligenciada pelo poder público.

O município de Jaboatão dos Guararapes PE, apesar de muito rico, tem um município com uma infraestrutura, entre, as piores do Brasil.

Nosso entrevistado diz que ainda criança, sentia que havia algo errado com o sofrimento da sua mãe .

Desde pequeno, eu era questionador, cresci não aceitando a injustiça nem mesmo no meu seio familiar. A medida que o tempo passava, via meu pai trabalhando muito para nos sustentar. Somos sete filhos. Minha mãe, dona Geni, lavava roupa de ganho, enquanto meu pai, senhor Cícero, in memória, era pedreiro, ele se aposentou quando trabalhava no estádio do Geraldão. Ele me ensinou humildade e respeito.

A voz e a vida real por trás do Ivo Boneco, relata a dor de viver em uma sociedade desigual. Adailson, tem guardada na lembrança, a clara imagem da sua mãe com ele no colo, enfrentando a fila da madrugada para pegar a ficha pata marcar consulta.

—Muitas vezes, minha mãe chorou humilhada pelos funcionários. Ainda criança dizia mim mesmo: Um dia, mesmo que eu não resolva, vou fazer minha parte para ajudar quem sofre e é humilhado nesses lugares!

Cresci com uma voz dentro de mim, dizendo: —Filho, agora, você não entende porque ainda é pequeno, mas guarde isso contigo e coloque em prática: " Não se venda a quem está fazendo isso com vocês. Não os bajule, não tenha medo, estarei contigo! No momento certo, irei te usar! A VOZ, me dizia também: —No dia que você se vender para eles, eu sairei do seu lado... É lá na frente que irá entender. Eu uso as loucuras para confundir os formais, os estudados... Você será usado por mim!
Nada é por acaso, Deus usa as coisas loucas da terra para libertar os sábios!

— O Ivo Boneco surgiu quando menos esperei. Nossa comunidade tem um rio que é área de litígio, existia um impasse entre a prefeitura do Recife e Jaboatão, cada um dizia que iria fazer a limpeza, mas o rio continuava sujo. Entre 2014 e 2015, fizemos um protesto para chamar a atenção das autoridades, fechamos a avenida principal! Me caracterizei de palhaço como uma forma de mostrar como nos sentíamos, sendo jogados de um lado para o outro. Além dos problemas com o rio, a avenida, também, estava esburacada...

Me lembro que ao passar perto de um lixão, vi um fantoche jogado. Nesse momento, nasceu a ideia de usar aquele boneco para falar com as autoridades. Fui chacoteado por muitos que diziam:

— Tu é maluco! "Tais" vendo que eles nunca irão te ouvir!

Eles estavam errados! A primeira autoridade que falou com o Ivo boneco, foi Elias Gomes, o prefeito da época. Eu venci a multidão e as vozes contrárias. Graças a Deus, tive coragem de encarar o desafio.

É muito emocionante ouvir, Adailson, contar sua história:

— Depois do protesto, fui chamado para comparecer à regional 1, em cavaleiro. O boneco Ivo foi ouvido por todos eles! Eu gravava tudo! Minha segunda matéria foi na inauguração de uma escola no engenho velho. Antes do prefeito chegar, fiquei com o Ivo, fazendo a chamada. Enquanto isso, muitos sorriam de mim, fui chacoteando igual da primeira vez. Eles fazendo sinais entre si, dizendo uns aos outros que era um tolo. Dizia o povo:

— "Óia", o repórter da globo! E gargalhavam, gritavam:

— Sai daí! Vai procurar o que fazer, abestalhado!

Confesso que, se não tivesse a certeza dada por Deus, sobre o objetivo desse trabalho, eu teria desistido! Eram humilhantes, os comentários, em alta voz, de quem não entendia meu propósito.

Aquela VOZ interna me fortalecia:

— Esquenta não! Segura firme! Eles ainda não entendem... precisam abrir a mente. É através desse boneco, que estão ridicularizando, que você será a voz deles. Apenas siga e jamais os retruque! Apenas cale-se e siga!

Para surpresa de todos, quando o prefeito chegou, foi para mim que ele deu a primeira entrevista. Aquelas mesmas pessoas que debochavam de mim, ficaram se questionando:

—Como o prefeito foi falar com um boneco?

Logo depois, aquelas pessoas vieram em minha direção, bateram no meu ombro, dizendo:

— Amigo, achei interessante seu trabalho. Como você se chama? (...) São muitas histórias... Devo ressaltar, Elias Gomes foi um prefeito que deu atenção ao nosso trabalho. Na sua gestão, tivemos a desobstrução de várias ruas, avenidas, canaletas, entre outras soluções. Na gestão de Anderson Ferreira, foram pouquíssimos pedidos atendidos. Primeiramente, não nos davam atenção. Só teve uma coisa boa nessa gestão, tive a inspiração para criar meu novo personagem, o GABIRU MAN. O povo é tratado como gabiru (rato). Não podem nem se expressar! O homem gabiru surgiu desta falta de respeito ao eleitor.

Gabiru Mam


Adailson Cesar, a quem todos pensam, ser, ele, o Ivo, é um pai de família amoroso. Ele conta para Mulher Papo e Café que é um cidadão, morador do bairro do Zumbi do Pacheco, tem 49 anos e que nunca saiu do lugar de onde nasceu. È feliz ao lado da sua esposa Cremilda e dos filhos, Adailson Cesar Junior, Caio Cesar , Ycaro Cesar, e Kauã cesar.

Muitos procuram beleza em carros, casas de praias, apartamentos de cobertura, shoppings... Mas a beleza está no catador de recicláveis, se alimentando com esforço... No pão que o trabalhador leva para casa e os filhos o recebem sorrindo... Existe beleza na mãe e no pai que lutam para matar a fome da família... A real beleza é ser simples! Não que seja pecado se ter coisas boas! O problema estar em colocar o coração nessas coisas...

Adailson Cesar, também é um desenhista espetacular, alem do Ivo Boneco e do Gabiru Mam, ele tem outros personagens que são a Gigi, o caipira Zé Catraca, e o MC Resistência.

Adailson Cesar, compartilha um pouco da sua vida espiritual, com um visão da qual concordo totalmente:

Entreguei a minha vida a Cristo! Frequentava um um determinado templo (igreja), mas em decorrência de colocarem políticos no altar e de me sentir quase manipulado, falei com o pastor que não concordava com isso, que o cidadão tem direito de escolher seu representante e que era errado oprimir as ovelhas do Senhor Jesus para votarem de acordo com a vontade da liderança religiosa. Não gostei! Mas respeito a escolha de cada um. Minha religião é o Deus vivo de Israel, que deu a vida do SEU FILHO JESUS CRISTO por nós, para nos salvar.

IVO Boneco em ação.

Em suas considerações finais o criador de Ivo Boneco salienta: Esperamos, que o prefeito e os vereadores cumpram o que está determinado pela legislação, cada um fazendo o seu papel e que os cidadãos não os tratem como superstars, pois eles são nossos funcionários. Quero lembrar os cidadãos jaboatonenses que os políticos vêm de quatro em quatro anos, muitos se vendem para eles e depois não adianta fazerem discursos em frente aos postos de saúde, quando precisarem do atendimento médico. Espero que mudem esse comportamento inescrupuloso de venda e troca com o voto, porque só sobra, pra população mesmo, o sofrimento!

Adailson, a voz do IVO BONECO nos deixa importantes lições de vida, vou citar 4 delas: Devemos ouvir a VOZ DE DEUS, seguir SUA DEIREÇÃO. Lutar por nosso propósito de vida. Jamais nos corromper! Por fim, parar de idolatrar e babar políticos!

Gratidão, Ivo Boneco.

LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR PORQUE ELE SACIARÁ AQUELES QUE TEM FOME E SEDE JUSTIÇA— Mateus 5:6.

Se gostou deste post, compartilha, isso ajuda a ir mais longe! Tocar em mais pessoas! Gratidão. Siga no instagram IvoBoneco e a TV Gabiru no youtube.




63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo