• Sidha Moitinho

MULHER E POLÍTICA



A história é uma mãe gentil, porém, firme, nunca deixará de fazer jus aqueles que precederam lutando antes de uma grande conquista. A história jamais deixará de nomear os valentes e não esconderá os fracos.

Na linha do tempo a história caminha altaneiramente para honrar aos heróis e as heroínas, lançando luz na escuridão aonde o tempo tenta encobrir as pegadas dos guerreiros e das guerreiras, filhas suas. A história não deixará esquecido os nomes daquelas e daqueles que desbravaram novos mundos em prol de uma vida melhor para todos e de um mundo mais justo.

24 de fevereiro de 1932, dia em que as mulheres tiveram o voto feminino validado no Brasil. Precisamos dar uma rezinha no túnel do tempo para festejarmos, também, a bravura de Celina Guimarães Viana, que inteligentemente soube fazer valer a lei 660 de outubro de 1927, para votar nas eleições de 5 de abril de 1928.

A lei regia que o eleitorado para votar, deveria fazer alistamento. A professora formada pela escola Normal de Natal foi até o cartório de Mossoró Rio Grande do Norte, onde se inscreveu juntamente com outras seguidoras com o propósito de votarem.

Aplaudimos o Rio Grande do Norte por ser o primeiro estado do Brasil a regulamentar seu sistema eleitoral para ambos os sexos.


CELINA GUIMARÃES VIANA

Infelizmente o senado composto por homens sem compreensão da importância da mulher na sociedade e na política, negou o reconhecimento do voto da professora Celina, contudo, não poderem tirar dela o feito do seu ato de lutar por nosso direito ao voto e de inaugurar um novo tempo da mulher na política.

Aquelas mulheres de 1928, não se deram por vencidas e, em 24 de fevereiro de 1932, no governo de Getúlio Vargas, o dia nasceu feliz para todas mulheres que naquela época compreendiam o valor do seu papel na política, e que agora tinham seu direito de votar em quem quisessem.

Mas como a vida é feita de processos, as mulheres ainda tiveram algumas restrições: mulher não poderia ser candidata a cargos executivos ou legislativos, os maridos precisavam autorizá-las para votarem, viúvas e solteiras só poderiam votar comprovando renda própria.


Dois anos mais tarde as mulheres conseguiram eliminar as restrições ao voto feminino, sendo que somente os homens eram obrigados a votar.

Ainda temos muito o que fazer para tornar as mulheres de hoje mais comprometidas com a política, apoiando umas as outras. Muitas mulheres na política atual, são usadas para encher linguiça no processo eleitoral, dentro de partidos visivelmente corrompidos e machistas. Tem exceções! Talvez?

A maioria de nós, mulheres, estão alheias a importância do nosso papel político, e desinformadas quanto ao valor e o poder que tem nosso voto e, nosso desempenho como políticas.


Mulher inteligente gosta de política, entende de política, tem opinião formada sobre política, e está aberta para continuar aprendendo sobre política, ela acredita no possesso eleitoral independente “DÊ...” Ela tem consciência de que seu voto importa para mudar as estruturas decadentes da sociedade onde ela vive, trabalha e cuida da sua família.

Mulher que é esperta, é corajosa, é imponderada como eleitora para acabar com a politicagem por meio do voto esclarecido e consciente.

Somos a maioria do eleitorado brasileiro, temos que olhar para história e aprender com as mulheres do passado, que a custas de lágrimas, sangue e suor, abriram o caminho para a mulher entrar na política mundo a fora.

Precisamos ser mais leais umas para com as outras.

Os homens que valorizam a mulheres devem nos apoiar na construção de uma política feminina forte no Brasil. Afinal a sociedade é composta por mulheres e homens.

Temos visto, vivido e sofrido em uma sociedade machista, os descalabros dessa desigualdade da mulher na política além de machista, é, também, cruel.

Está na hora de nós mulheres brasileiras amadurecermos politicamente e sentarmos nas cadeiras políticas em maior número.

Vamos MUDAR A POLÍTICA DO BRASIL, NÃO APENAS ELEGENDO MULHERES CAPAZES, HONESTAS E CHEIAS DE AMOR POR SEU POVO, SEU PAÍS, MAS APRENDENDO A USAR NOSSOS DIREITOS E CONQUISTAS.


Todas as imagens: https://www.google.com/search?q=IMAGEM+DE+CELINA+GUIMAR%C3%83ES+VIANA&client=firefox-b-d&sxsrf=AOaemvJoXiPKU-


81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo