top of page
  • Sidha Moitinho

O DINHEIRO? CONHECIMENTO? O QUE REALMENTE IMPORTA?

Uma pessoa com conhecimento não é obrigatoriamente endinheirada e nem uma pessoa com dinheiro é necessariamente portadora de todo conhecimento do mundo.

Muita calma nessa hora... Antes de chegarmos a uma conclusão... Uma pergunta: O dinheiro "trás" Conhecimento ou é o conhecimento que "trás" o dinheiro?

A definição do dinheiro como meio usado na troca de bens, moedas ou notas ou para comprar bens, serviços e força de trabalho não é tudo que o dinheiro é... O dinheiro segundo a visão da espiritualidade é uma energia que nos liga aos objetos que desejamos, ou seja, o dinheiro nos leva a conquistar uma vida bacana cheia de realizações. O dinheiro é um meio de transferência de energia transformadora capaz de operar mudanças pessoais e sociais.

O que vem a sua cabeça quando você pensa em conhecimento? Na minha cabeça a primeira imagem que vem é a do saber intelectual, acadêmico, porém, existem vários tipos de conhecimento e a forma como esse conhecimento é transmitido ou é obtido depende de cada um desses tipos de conhecimento.

"O Conhecimento científico são todas as informações e fatos que foram comprovados com base em um método composto por análises e testes científicos."

"O Conhecimento teológico (religioso) se define através de doutrinas espirituais que se sustentam pela fé e crenças de que os fenômenos são estabelecidos por energias sobrenaturais."

"O conhecimento empírico ou senso comum é baseado pela ausência de comprovação científica acerca de um dado fenômeno que vem da consciência coletiva."

"O Conhecimento tácito e o conhecimento explicito se diferenciam da seguinte maneira: o primeiro é de difícil explicação porque é subjetivo baseado nas experiências, visão de mundo e práticas individuais, enquanto o explicito é um conteúdo formal que pode ser transmitido com clareza."

Mas que é o Conhecimento finalmente? Dizem os pensadores que é algo difícil de conceituar. Mas não é impossível de entender.

Conhecimento " Ato ou efeito de conhecer. Ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experiência."


E aí... O DINHEIRO? O CONHECIMENTO? O QUE REALMENTE IMPORTA?

Ambos são importantes, Não podemos ser infantis e desprezar o valor do dinheiro e muito menos a força propulsora do conhecimento, a vida em si gira em torno do conhecimento e do dinheiro. Podemos usar o dinheiro para adquiri mais conhecimento e também usar o conhecimento para obter mais dinheiro. Mas uma coisa é certa... tudo vai depender da visão e do querer de cada pessoa. Uma pessoa com conhecimento não é obrigatoriamente endinheirada e nem uma pessoa com dinheiro necessariamente é portadora de todo conhecimento do mundo.

Você conhece alguém que é analfabeto e que sabe lidar com o dinheiro de uma forma inteligente e empreendedora? Existem também pessoas com mais de um diploma superior vivendo uma vida muito abaixo do seu QI. Porque isso acontece? Porque não é o conhecimento ou dinheiro que define uma pessoa, mas sim quem ela é, como ela se vê, se compreende, como ela se coloca na sua própria história e também como funciona sua inteligência emocional.

Na verdade, a inteligência emocional é o que faz uma pessoa estar bem ou mal com seu grau de conhecimento ou feliz mesmo não sendo rica. Mas se o dinheiro não chegar para as coisas básicas da nossa sobrevivência, ninguém ficará saltitante de alegria. Com certeza o dinheiro interfere no nosso humor e o conhecimento nos cerca por todos os lados na sociedade.

Não existe ninguém totalmente desprovido de conhecimento porque conhecer e experimentar é uma característica inerente a natureza humana. O ter e o conhecer é peculiar para cada indivíduo. Dinheiro e conhecimento devem ser os meios e não o propósito de uma vida.

Disse Jesus: Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Marcos 8:36


O AUTOCONHECIMENTO é o que você deve priorizar, ele te levará além e, te ajudará a se tornar quem você quer ser, a conquistar seus sonhos e a ter uma vida abundante...

O QUE VOCÊ QUER SER? O QUE VOCÊ PRECISA BUSCAR PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E SONHOS ESTÁ NO DINHEIRO OU NO CONHECIMENTO? O ponto aonde você está e aonde você quer estar, define ou definirá o que realmente importa pra você!

O dinheiro e o conhecimento se encontram perfeitamente em harmonia. O estado em que as pessoas se encontram é o que pode desconectar a energia e a força que ambos tem, não funcionando para elas. É preciso ter domínio e controle sobre quem é você e sobre o que você quer. O Dinheiro e o conhecimento existem por você e para você, não é o contrário,entretanto, serão suas decisões, forma de pensar e agir que determinarão se os terá ou não.

Encontre sua própria voz interior e o caminho dentro de você para que te levem as fontes onde dinheiro e conhecimento jorram.

Dinheiro e conhecimento são possíveis e importantes para qualquer um de nós... Risque da sua memória as palavras difícil e impossível.

Esqueça também aquela frase de que dinheiro não trás felicidade, pois ele trás sim! Quem não fica feliz quando compra um carro, uma casa, uma peça de roupa...? A Bíblia diz que o AMOR AO DINHEIRO é a raiz de todos os males, não o dinheiro em si. Daqui pra frente pense no dinheiro como uma energia boa a sua disposição e no conhecimento como uma fonte de sabedoria que você pode e deve beber!
54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page