• Sidha Moitinho

O QUE PENSAM AS MENINAS AO COMPLETAREM 15 ANOS?

Atualizado: Jan 2



Será que houve mudanças no comportamento das meninas que completaram 15 anos durante a pandemia em relação as garotas de... dois, três, cinco... anos atrás?

Riso. Algumas meninas de 15 reclamam...

"Não ganhei presente no dia das crianças..."

Uma menina de 15 anos relatou no seu canal no YouTube: "Festa de 15 anos é muito cara, eu gastei muito para fazer a minha." Segundo a experiência dela, as meninas de15 estavam se cuidado mais de mesmas, com mais responsabilidade e liberdade para terem amizade com pessoas mais velhas.

"A aparência de uma menina muda aos 15 anos. Elas Podem facilmente passar por uma moça de 18, mas a cabeça está na programação dos 15."

Antes da pandemia as meninas aos 15 anos já estavam em busca do autoconhecimento e de um estilo próprio para se apresentarem. Elas não queriam mais qualquer coisa! Estavam passando por novas experiências, novos aprendizados e as aventuras estavam na lista. Muitas delas preocupadas com o futuro. Antes da pandemia as meninas de 15 poderiam ser influencias a beber, fumar, fazer sexo, entre outras coisas que ainda não estavam no tempo de viver, porém algumas rejeitavam este tipo de influência. Elas já são capazes de tomar decisões, fazer escolhas e traçar objetivos de vida.


15 ANOS EM TEMPO DE PANDEMIA


MIRABEL


" No inicio de 2020 eu estava super ansiosa, meu último ano no ensino fundamental, a aproximação dos MEUS 15 ANOS, quando de repente o mundo mudou..."


As meninas que completaram 15 anos no período pandêmico e também marcado por uma quarentena, tristezas e perdas... Limitações ainda hoje impostas pelo vírus passaram por um amadurecimento diferenciado, eu diria forçado mediante as circunstâncias. Para muitas delas um aprendizado para a vida inteira.

Todas tinham grandes expectativas no ano da festa mais esperada por toda menina ao tomar consciência da importância de completar 15 anos. Infelizmente as festas não aconteceram, mas nem por isso essas debutantes deixaram de comemorar a marcante data dos seus 15 anos de vida. Usaram a criatividade tomando o cuidado necessário para se manterem saudáveis.

Destaca Mirabel:

"No inicio foi assustador. Então pensei: " Já que as notícias só pioraram e isso me deixa amedrontada, terei que continuar vivendo de forma adaptada a situação. Naquela quarentena consegui abrir minha mente para muitas coisas, compreendi que a vida precisa ser cuidada e que todos precisam respeitar os limites pra viver o novo e que apesar das vidas perdidas as pessoas precisam adaptar-se a nova realidade. Quero poder andar sem máscaras e abraçar as pessoas de quem sinto falta. Mudar de cidade, fazer aula de violão, canto e piano."

As meninas de 15 anos completos neste processo pandêmico estão no mesmo processo de crescimento e amadurecimento, exatamente como as meninas que fizeram 15 anos em outro tempo e lugar, entretanto as gorotas de 15 anos antes da pandemia estavam mais voltadas para si mesmas. Podemos imaginar que as meninas de 15 anos nos dias de hoje passaram a ter uma consciência maior de si mesmas e para além delas, despertadas por uma consciência social e do outro. As meninas de 15 anos em 2020 talvez compreendam de modo mais amplo o valor a vida, da liberdade, tendo uma percepção mais reflexiva sobre a realidade do mundo.

QUANTOS AOS SONHOS? NÃO ACABARAM...







89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo