top of page
  • falamoitinho

O TRABALHO E SUA TRANSFORMAÇÃO


Em outro artigo falamos sobre as diferenças entre trabalho e emprego, se você não leu, é só procurar pelo tema no nosso blog: Diferença Entre o Trabalho e o Emprego.

Vamos entender um pouco mais sobre a história do trabalho, começando pela definição do que é o trabalho.

O Pensamento Social do Século XX, que diz que o trabalho é o esforço humano com o propósito que leva a transformação da natureza através da capacidade física e mental.

Através dos séculos a humanidade em seus variados níveis culturais dentro do quadro evolutivo de cada sociais conduziu o trabalho as mais diversas diferenciações.


Peter Drucker nos lembra: o trabalho é tão antigo quanto o ser humano. O texto grego mais antigo, cerca de cem anos mais novo que os poemas épicos de Homero, é um poema de Hesíodo (800 a.C.), intitulado "Os Trabalhos e os Dias", que conta o trabalho de um agricultor.

Infelizmente tanto no ocidente quanto no oriente os gestos de louvor ao trabalho eram puramente simbólicos. Nenhum pensador do passado estudou o que era realmente o trabalho de um agricultor .


O trabalho em épocas antigas era depreciado, desmerecido pelas pessoas ricas, educadas ou com autoridade, porque era realizado meramente pelos escravos.

Não podemos pensar no trabalho simplesmente como recurso gerador de riquezas, como pensam os economistas clássicos.

Além do valor intrínseco ao trabalho, falar do que alguém faz em seu labor é uma forma humana de expressar sobre a nossa essência, porque nosso trabalho está intimamente relacionada à nossa personalidade. Ao nos referi a uma pessoa como advogado, carpinteiro, médico ou qualquer que seja seu trabalho nos leva imediatamente a ligar a sua persona ao que ela tem como função de trabalho.

Precisamos pensar mais! Refletir sobre os temas que fazem parte da vida da gente. Aguçar nossa mente com informações positivas, aprimora nossa inteligência e trás saúde para nosso cérebro e nos eleva a um próximo nível de compreensão da vida e suas transformações.

Quando a vida do homem iniciou depois do Eden, o trabalho era a luta constante para sobrevivência. A necessidade de comer e de proteção obrigou o homem a trabalhar.

A agricultura progrediu através da criação de instrumentos e de ferramentas que levou laborar humano a outro patamar.

A Revolução Industrial afetou e transformou não só o valor e as formas de trabalho, mas a sua organização, surgindo dessa revolução as políticas sociais para atender as necessidades do trabalhador.

O arado representa uma das primeiras revoluções no mundo do trabalho.

imagem: dhttps://www.google.com/search?

Quando o trabalho envolveu muitas pessoas livres, muitos instrumentos, e também, muitos processo, surge o emprego. O trabalho veio muito antes do emprego, com o advento do emprego no trabalho nasce também o salário para o trabalhador.



Gratos por sua presença. Se gostou deste post, deixe seu coração, compartilhe. Nos ajude a ir mais longe. Abraço. Gratidão.

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page