top of page
  • Foto do escritorsidhamoitinho

ORIGENS E SIGNIFICADOS DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

PEQUENO RELATO HISTÓRICO



O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem suas raízes em uma série de eventos que marcaram a luta das mulheres por igualdade e direitos ao longo do século XX. Em 1908, mulheres trabalhadoras realizaram uma greve em uma fábrica têxtil em Nova York, exigindo melhores condições de trabalho. Isso foi seguido pela sugestão, em 1910, durante uma conferência internacional de mulheres socialistas em Copenhague, pela líder socialista alemã Clara Zetkin, da criação de um dia internacional dedicado às mulheres, como forma de promover suas demandas por igualdade e justiça social.

Entretanto, um dos eventos mais marcantes que impulsionou a consolidação do Dia Internacional da Mulher foi o trágico incêndio ocorrido em 25 de março de 1911, na fábrica Triangle Shirtwaist, em Nova York. Este incêndio resultou na morte de 146 trabalhadoras, a maioria mulheres imigrantes, devido às más condições de segurança no local. Esse evento chocante chamou a atenção do mundo para as condições precárias enfrentadas pelas mulheres trabalhadoras e inspirou um movimento ainda mais forte por melhores direitos e proteções para as mulheres.

Assim, embora a sugestão de um dia internacional para as mulheres tenha sido feita antes do incêndio, foi o impacto desse evento trágico que solidificou a necessidade de reconhecer e homenagear as lutas e conquistas das mulheres em todo o mundo. O Dia Internacional da Mulher, portanto, não apenas celebra as conquistas das mulheres, mas também serve como um lembrete das lutas históricas e contínuas por igualdade de gênero e justiça social.

33 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

댓글 2개


게스트
4월 01일

Ser mulher é desfrutar da energia poderosa nal qual Deus no selou.

좋아요

게스트
3월 08일

Não há limite para o que nós, como mulheres, podemos conquistar!!!

COM CRISTO, SOMOS MAIS QUE VENCEDORAS❣️

좋아요
bottom of page